quarta-feira, 9 de março de 2011

Quem poderá ser o herdeiro da camisa 12 brasileira? Estamos criando este herdeiro?

O mais completo atleta de futsal ainda continua dentro das quadras, o mesmo atende pelo apelido de “Falcão”. Podemos dar inúmeros adjetivos para esse jogador que é dotado de inteligência para jogar futsal, suas tomadas de decisões dentro do jogo são impressionantes resolvendo assim, situações problemas dentro da partida. Podendo ser com um passe despretensioso, um arremate ao gol ou até com sua irreverente “lambreta”. Vale salientar que ao meu modo de ver temos duas fazes deste belo jogador uma antes de ser comandado por técnico PC Oliveira e outra depois. Antes um craque com a bola nos pés, desfrutando de todo seu repertório de dribles, agora um jogador eficiente que também joga sem a bola, marca e dribla para fazer gol. Este resumidamente é o craque “Falcão”.
Eis ai nosso problema. Podemos apontar um outro jogador que assumiria a camisa 12 da Seleção Brasileira tão completo assim? Temos ótimos jogadores em atividade que poderíamos citar, mas estes não são completos cada um tem sua especialidade o que dizer de Lenisio e Simi com sua frieza para marcar gols, Cabreuva, Valdin jogadores extremamente habilidosos.
Então nossa salvação seria nas categorias de base essa é a solução!!!! Vivemos em um país de tamanho continental sempre aparece bons jogadores com vontade, talentosos. É ai onde começa aumentar a preocupação na maioria dos casos nossos aspirantes a craques estão sendo submetidos a treinamentos totalmente descontextualizado, a treinos fragmentados, não fazendo parte do seu treino o imprevisível, sem nenhum tipo de adversidade, sem ter que trabalhar a parte cognitiva. E sabemos que os mesmos encontrarão tudo isso nos jogos. Como criaremos craques conduzindo bola entre cones, conduzindo a bola e fazendo passe para o colega. Qual é o acervo motor, cognitivo que este jogador estará levando para jogar? Está é uma das maiores reclamações de técnicos na categoria principal: atletas com inteligência para o jogo estão escassos.
Está é minha visão após ler, escutar pessoas com muito mais experiência como Wilton Carlos Santana, Pablo Ruan Greco, Alcides Scaglia, mas no futsal não tem verdade absoluta cada um tem a sua.
Só tentaremos dar nossa contribuição para a formação de novos talentos e quem sabe craques no qual aplaudiremos futuramente.

2 comentários:

  1. Parabéns Hugo muito bom o post, engraçado tudo isso, não ouço na imprensa alguem dizer sobre um futuro craque do futsal brasileiro. Promessas identificadas no futebol sendo estas, Neymar, Lucas, PH Ganso. Pode ser que estou mau informado mais realmente não tenho ouvido nada sobre um novo Falcão.

    ResponderExcluir
  2. A Globo tentou, há dois anos, transformar o atleta Cabreúva em um novo "Falcão". Habilidade ele tem para isto. Vamos ver o que acontece no futuro.

    ResponderExcluir