quinta-feira, 9 de junho de 2011

Padrão de jogo: qual método a ser implantado em quadra?

Em curso realizado recentemente para treinadores de futebol o hoje treinador do São Paulo Futebol Clube, Paulo C. Carpegiani indagou os alunos com a seguinte pergunta: “O que seria um jogo de futebol?”, o mesmo seguidamente respondeu que “o jogo de futebol é a imposição do jogo ou padrão de jogo sobre seu adversário”.
            A partir deste discurso, o futsal esporte no qual nos atentamos a discursar, a alternância dos padrões de jogo é freqüente devido a dinâmica do jogo, da situação da partida e principalmente pelo seu elenco de atletas.
            Através de conversas com distintos treinadores, alguns que trabalham com suas equipes em competições Estaduais e outros que estão na Liga Nacional a grande maioria pautam seus treinamentos de acordo com o adversário a ser enfrentado na partida seguinte, sendo assim o objetivo a ser alcançado pelos mesmos é um equilíbrio maior na partida e um encaixe ofensivo e defensivo para ter êxito ao final da partida.
            Dentro das mudanças de padrão tático podemos levantar uma questão. A equipe considerada inferior ao adversário é que deve se adequar ao adversário e mudar constantemente sua forma de jogar? Outra questão: ter uma equipe com padrão de jogo bem estruturado e executado, com jogadores inteligentes sabendo variações de jogadas, não é um fator de maior eficiência.  que dificultará a anulação pelo adversário?
            Sendo assim, tenho que a implantação de qualquer padrão de jogo tem ligação inevitável primeiramente ao elenco de atletas. A postura e as ações pensadas para qualquer que seja o jogo dependerá das características e entendimento de todos do grupo. Exemplo mais recente é a postura adotada pela equipe de Marechal Rondon na disputa da Liga Nacional em 2010, onde percebíamos a montagem do elenco feita por Marquinhos Xavier, com atletas muito bem fisicamente e muito equilibrados na marcação, desta forma víamos uma equipe que dentro e fora de casa marcavam pressionando o adversário, esse foi um dos fatores preponderantes para que se tornassem surpresa dentro da competição e chegassem a final da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário